VII Colóquio Internacional Paulo Freire

VII Colóquio Internacional Paulo Freire

O Colóquio

O Centro Paulo Freire–Estudos e Pesquisas é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com finalidade educativa e cultural que se propõe a perenizar a memória de Paulo Freire, recriando as suas idéias.O Centro foi fundado em 29 de Maio de 1998, tendo sido seu estatuto oficializado em novembro desse mesmo ano.

O Centro funciona provisoriamente no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Vale enfatizar ter o Conselho Administrativo desta Universidade cedido terreno em seu campus para a construção da sede definitiva do Centro, estando o processo de construção em andamento.

Dentre as diversas ações realizadas pelo Centro, vem ocupando espaço relevante o Colóquio Internacional Paulo Freire, que já segue para sua VII versão.

O Iº Colóquio foi realizado em 1998. Sua avaliação positiva, assim como a das versões que o sucederam são indicadores da contribuição do Centro Paulo Freire à criação da prática de uma ação cultural para a liberdade, que se consubstancie em uma educação dialógica, base de uma democracia plena com maior compreensão entre os povos.

Considerando ser 2010 comemorativo dos 50 anos do Movimento de Cultura Popular do Recife, berço de revolucionárias idéias de Paulo Freire, que foi um dos expoentes desse movimento e ouvindo sugestões de seus associados, o Centro Paulo Freire elegeu como tema do VII Colóquio “Paulo Freire: contribuições para a educação e cultura popular”. Será realizado no campus da UFPE, no período de 16 a 19 de Setembro de 2010.


Objetivos

  • Aprofundar, à luz do tema em discussão, a contribuição de Paulo Freire para a construção de um mundo solidário, mola mestra do seu pensamento.
  • Socializar experiências sócio-educativo-culturais, referenciadas no pensamento freireano, vivenciadas em ambientes educativos, escolares e não escolares.
  • Divulgar resultados de pesquisas e estudos, baseados nas idéias de Paulo Freire, que visem contribuir com a construção de um mundo solidário.
  • Fomentar a divulgação, em nível nacional e internacional dos trabalhos e das investigações em educação e cultura, num horizonte freireano.
Baixar informativo em pdf